Os benefícios da Meditação Transcendental no desenvolvimento do cérebro chama a atenção de cientistas do mundo todo. Não diferente, aqui no Brasil também temos estudiosos e estudiosas no assunto. Entre elas, e aqui bem perto de nós, no estado do Rio, a neurocientista Valéria Portugal, Doutora e Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Neuroanatomia, integra o grupo de pesquisa na UFRJ na área de desenvolvimento de consciência.

Em sua tese de doutorado, Valeria desenvolveu três diferentes estudos relacionados à Meditação Transcendental. O primeiro mostra como a origem do insight está relacionado com um nível de consciência que não é vigília, sono ou sonho: é a transcendência. O segundo é uma proposta de incluir o observador na metodologia científica, que hoje é voltada apenas para o objeto; e o terceiro é mostrar como se dá o processo do insight através da dinâmica cerebral, fazendo uma ponte entre o observador (que determina a origem do insight) com o objeto observado (que é a manifestação do insight).

O resultado dos estudos ela apresenta em seu livro Olhando para dentro: insight, consciência e transcendência, pela Gryphus Editora. “A Meditação Transcendental influencia na dinâmica cerebral e, com isso ajuda, por exemplo, a curar insônia, aperfeiçoar o comportamento social e também preparar o cérebro para um insight quando conduz o indivíduo a uma atividade mental mínima, livre de turbulências. Com a prática regular, é possível ter acesso a esse estado de transcendência e aos momentos criativos”, explica.

Segundo Valeria, a ciência moderna não consegue saber o momento exato do insight, pois quando ele é relatado já aconteceu. “Minha proposta é justamente mostrar que esse momento se dá num estado de transcendência. O principal objetivo do meu trabalho é criar essa ponte entre a ciência moderna e a ciência védica. É mostrar, através de uma linguagem moderna, que há conhecimento dentro de cada um de nós”, enfatiza a autora, que também é instrutora credenciada de Meditação Transcendental e diretora do Centro de Pesquisas do Instituto David Lynch no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Post Navigation