A natureza é organizada de forma orgânica e integrada. É fácil presumirmos que o nosso corpo e o ambiente em que vivemos também é regido por essa mesma ordem natural. Por essa ótica, o nosso lar, o ambiente de trabalho ou nossa cidade funcionam como um pequeno ecossistema que para estar em harmonia e funcionar bem precisa estar equilibrado.

A arquiteta Berenice Brendler (Berê, como é mais conhecida), especialista em Vastu Maharishi (também conhecida como Sthapatya Veda), arquitetura baseada nas leis da natureza, diz que assim como o nosso corpo, o ambiente e nossa casa é influenciada pela energia do cosmos. “Assim como a prática da Meditação Transcendental, o conhecimento é focado no desenvolvimento humano e no potencial mental. É mais uma ferramenta para que o homem possa desfrutar tudo que está à sua disposição”.

Segundo Berê, a Vastu arquitetura é um conhecimento milenar (cerca de 12 mil anos). “Maharish resgatou o conhecimento que tinha se perdido durante séculos e que tinha sido passado de geração para geração. À luz da consciência de um iluminado reestruturou esse conhecimento que agora é avivado”, afirma Berenice, que também é instrutora de Meditação Transcendental no Rio de Janeiro.

A ciência orienta construções e a organização de ambientes para que tenham um harmônico fluxo da energia vital a partir da “conexão da inteligência individual e a inteligência cósmica”. O conhecimento baseia-se na astrologia védica e na posição norte e sul da casa, dos cômodos e dos móveis, considerando o norte verdadeiro, ou seja, sem a declinação magnética da orientação por bússola.

Do nascer ao pôr do sol, o universo apresenta diferentes ciclos de energia. “A posição ideal do quarto, por exemplo, é ao sudoeste, onde tem a melhor energia revitalizadora no período da noite. A entrada da casa deve ser ao leste, pois é uma orientação mais auspiciosa e favorece a prosperidade”.

Esse conhecimento já está bastante enraizado na cultura dos povos orientais, mas ainda é pouco difundido aqui no ocidente. No Brasil, Berenice é uma das poucas especialistas em arquitetura védica e desenvolve projetos por todo o país. Um dos projetos desenvolvidos por ela foi essa casa (foto) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, totalmente arquitetada com base nesse conceito. A casa foi matéria na revista Arquitetura e Construção (https://goo.gl/rYmvtG).

Berê concluiu sua especialização em arquitetura védica pela Maharishi European Research University (MERU), na Holanda, em 2014. A convite da instrutora Beth Siqueira, Berê ministrará uma palestra sobre Vastu Maharishi para os alunos da Sede Copacabana. A data será divulgada em breve.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Post Navigation