São eles:

1) Iluminação

2) Prevenção das doenças, promoção da saúde e longevidade

3) Cura das enfermidades

QUATRO ÂNGULOS DE APROXIMAÇÃO À SAÚDE NO AYURVEDA

1)  Aproximação desde o ângulo da mente através da Tecnologia Maharishi do Campo Unificado (a Meditação Transcendental e o programa de MT-Sidhis)

2)  Aproximação desde o ângulo do corpo através de dietas, terapias de purificação (Panchakarma), e suplementos alimentares Ayurvédicos RASAYANAS

3)  Aproximação desde o ângulo do comportamento através das rotinas diárias e de acordo com a estação do ano, higiene pessoal e regras de conduta.

4)  Aproximação desde o ângulo do meio ambiente através da prática em grupo da técnica de Meditação Transcendental e através de medidas de saúde coletiva.

ALGUNS TERMOS BÁSICOS DO AYURVEDA

DOSHAS: vata, pitta e kapha – os três princípios governadores responsáveis por todas as atividades na fisiologia.

tridosha1Vata: responsável pelo movimento.

Pitta: responsável pela digestão, metabolismo e transformação.

Kapha: responsável pela estrutura, coesão.

 

DHATUS: O Ayurveda descreve sete dathus, diferentes elementos de tecido, que juntos constituem todos os tecidos e órgãos do corpo. O alimento é incorporado em cada um dos dhatus através dos estágios sequenciais de digestão e metabolismo.

PHAKRITI: Constituição – a predominância natural ou o equilíbrio de certos doshas no corpo. O conhecimento da prakriti individual ajuda a ajustar a dieta pessoal e o estilo de vida de acordo com a necessidade da fisiologia.

AGNI: Fogo biológico, responsável pela digestão, metabolismo. Produção de energia, formação do dhatu etc. O Ayurveda descreve 13 Agnis diferentes. Um agni forte e equilibrada assegura uma boa saúde e longevidade

MALAS: Matéria fisiológica residual. As malas principais, são: a urina, as fezes e o suor. As malas devem sair do corpo facilmente e sem retenções.

SROTAS: Canais de circulação através dos quais o ar, o sangue, a linfa, os alimentos e a matéria residual viajam até seus diferentes destinos. Os srotas são geralmente especializadas e formam uma unidade funcional com seus correspondentes tecidos ou órgãos. Os srotas devem estar limpos e sem obstruções para poderem transportar as partículas e substâncias de uma forma suave e sem impedimentos. Segundo o Ayurveda, a obstrução dos srotas é um fator principal para a manifestação da doença.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Post Navigation