Pesquisas científicas sobre a Meditação Transcendental

  • Inteligência

    Estudantes da Maharishi - Universidade Internacional em Fairfield, Iowa que praticaram regularmente a Meditação Transcendental aumentaram significativamente a inteligência acima de um período de 2 anos, comparado à outra universidade de Iowa. Este achado confirma os resultados de dois outros estudos que mostram QI aumentado em estudantes Universitários Internacionais.

    Referências:

    Meditação Transcendental e desempenho melhorado em medidas de inteligência-relacionadas: Um estudo longitudinal, Personalidade e Diferenças Individuais 12: 1105-1116, 1991.

    Efeitos longitudinais da Meditação Transcendental e TM-Sidhi programa de habilidade cognitiva e estilo cognitivo, perceptiva e habilidades motoras 62: 731738, 1986.

  • Pensamento

    A coerência de EEG aumenta entre e dentro dos hemisférios cerebrais durante a Meditação Transcendental. A coerência de EEG é um índice quantitativo do grau de ordenação espacial de longo alcance das ondas de cérebro. O quadro esquerdo mostra que para um meditante de 2 semanas, a coerência de EEG aumentou durante o período de meditação. O quadro à direita, de um meditante de 2 anos, demonstra altos níveis de coerência até mesmo antes de a meditação começar e expansão da coerência em altas e baixas freqüências de aproximadamente 50 % durante o período de meditação, e continuando com o nível de coerência alta até mesmo no período de olhos abertos após a meditação.

    Referências:

    A Coerência da Ordem Espectral (COSPAR) e sua aplicação no estudo de ordenação espacial no EEG, Procedimentos da San Diego Simpósio Biomédico 15: 1976.

    Características de Eletrofisiologia de períodos de suspensão respiratórios que ocorrem durante a prática do programa de Meditação Transcendental, Medicina Psicossomática 46: 267-276, 1984.

  • Criatividade

    Este estudo usou os Testes de Torrance de Pensar Criativo para medir criatividade verbal e figurativa em um grupo de controle e em um grupo que subseqüentemente aprendeu a técnica de Meditação Transcendental. No pós-teste, 5 meses depois, o grupo de Meditação Transcendental marcou significativamente mais alto em originalidade figurativa, flexibilidade e fluência verbal.

    Referências:

    A técnica de TM e criatividade: Um estudo longitudinal de Cornell estudantes universitários, Diário de Comportamento 13 Criativo,: 169-190, 1979.

    Uma investigação psicológica na fonte do efeito da técnica de Meditação Transcendental, (Ph.D. dissertação, Universidade de York) Abstrato de Dissertações Internacional 38, 7-B,: 33723373, 1978.

  • Percepção

    Estudantes cursando a faculdade instruídos na técnica da Meditação Transcendental demonstraram melhora significativa na performance, em um período de 2 semanas, na memória de curto prazo e de percepção, envolvendo a identificação em um teste de seqüências de letras familiares apresentadas rapidamente. Eles foram comparados com sujeitos escolhidos aleatoriamente, em uma rotina que envolvia descanso duas vezes ao dia, de olhos fechados e também com sujeitos que não modificaram suas rotinas diárias. Meditação e flexibilidade da percepção visual e resolução de problemas verbais, memória e cognição.

  • Compreensão

    A Independência de campo foi associada com uma maior habilidade em assimilar e estruturar a experiência, uma maior organização de mente e claridade cognitiva, memória ampliada, maior expressão criativa e uma estruturação interna estável de referência. Os resultados demonstram que a prática da técnica de Meditação Transcendental desenvolve maior independência de campo. Esta melhoria nos praticantes da técnica da Meditação Transcendental é extraordinária pois se pensava anteriormente que estas habilidades de percepção básicas não seriam melhoradas após o inicio dafase adulta.

    Referências:

    A influência da Meditação Transcendental sobre a percepção autocinética, níveis de percepção motora 39: 1031-1034, 1974.

    Efeitos Longitudinais da Meditação Transcendental e do programa de MT-Sidhi na habilidade cognitiva e estilo cognitivo, níveis motores e de percepção 62: 731738, 1986.

  • Redução do stress

    Um estudo de estatísticas de seguro de saúde em mais de 2,000 pessoas que praticam o programa de Meditação Transcendental em um período de 5 anos demonstrou que os praticantes de Meditação Transcendental apresentaram menos de 50 % dos índices de hospitalização de outros grupos com idade, sexo, profissão, e condições de seguro comparáveis. A diferença entre os grupos de Meditação Transcendental e grupos de outras técnicas de meditação aumentou com a idade. Além disso, os praticantes de Meditação Transcendental tiveram menos incidentes de enfermidade em 17 categorias de tratamento médico, incluindo 87% menos hospitalizações por doenças coronárias e 55% menos para câncer.

    Referência:

    Referência I: Utilização de cuidados médicos e o programa de Meditação Transcendental, Medicina Psicossomática 49,: 493507, 1987.

  • Redução da ansiedade

    Uma meta-análise estatística administrada na Universidade de Stanford indicou que entre todos os 146 estudos disponíveis de resultado independente, o efeito do programa de Meditação Transcendental em reduzir a ansiedade como uma característica pessoal era muito maior que o de todas as outras técnicas de meditação e de relaxamento, incluindo as de relaxamento muscular. Esta análise também demonstrou que o resultado positivo da Meditação Transcendental não pode ser atribuído a expectativa do sujeito, preconceito com relação à experiência ou qualidade do projeto de pesquisa.

    Referências:

    Diferentes efeitos de técnicas de relaxamento no tratamento da ansiedade: Uma meta-análise, Diário de psicologia clínica 45,: 957974, 1989.

    Novos artigos no programa da MT, estresse e ansiedade pesquisa de campo da Universidade Stanford "O melhor contra o estresse: o programa da Meditação Transcendental".

    Compêndio de Pesquisa Clínica "A técnica da Meditação Transcendental (MT): Uma técnica de relaxamento superior para o tratamento da ansiedade (estresse)".

    Defuniak Herald "Administrando o estresse com a Meditação Transcendental"

  • Melhoria da saúde

    Em 2 companhias que apresentaram o programa de Meditação Transcendental a seus funcionários, gerentes e empregados que praticaram regularmente a Meditação Transcendental apresentaram melhoras significativas no índice de saúde física geral, bem estar mental e vitalidade quando comparados aos sujeito controle com trabalhos similares nas mesmas companhias. Praticantes de Meditação Transcendental também relataram reduções significativas nos problemas de saúde tais como enxaquecas e dores lombares, melhor qualidade de sono, e uma redução significativa no uso de bebida alcoólica e cigarros, comparado aos sujeitos de controle.

    Referências:

    Um estudo prospectivo dos efeitos do programa da Meditação Transcendental em dois cenários empresariais, Ansiedade, Estresse e Competição: Diário internacional 6: 245262, 1993.

    Uma investigação psicológica na fonte do efeito da técnica de Meditação Transcendental, (Ph.D. dissertação, Universidade de York) Abstrato de Dissertações Internacional 38, 7-B,: 33723373, 1978.

  • Regressão do envelhecimento

    A Idade biológica mede quão velha uma pessoa é fisiologicamente. Um grupo de Meditantes de longo prazo que vinha praticando a Meditação Transcendental por mais de 5 anos era 12 anos mais jovem fisiologicamente que a sua idade cronológica, como demonstrado por redução de pressão sangüínea, e melhor visão de ponto próximo e discriminação auditiva. Meditantes de curto prazo eram 5 anos fisiologicamente mais jovens que a idade cronológica esperada. O estudo controlou os efeitos de dieta e exercício.

    Referências:

    Os Efeitos da Meditação Transcendental e do programa de MT-Sidhi no processo de envelhecimento, Diário Internacional de Neurociência 16 (1): 5358, 1982.

  • Redução nos cuidados médicos

    Um estudo de estatísticas de seguro de saúde em mais de 2,000 pessoas que praticam o programa de Meditação Transcendental em um período de 5 anos demonstrou que os praticantes de Meditação Transcendental apresentaram menos de 50 % dos índices de hospitalização de outros grupos com idade, sexo, profissão, e condições de seguro comparáveis. A diferença entre os grupos de Meditação Transcendental e grupos de outras técnicas de meditação aumentou com a idade. Além disso, os praticantes de Meditação Transcendental tiveram menos incidentes de enfermidade em 17 categorias de tratamento médico, incluindo 87% menos hospitalizações por doenças coronárias e 55% menos para câncer.

    Referências:

    Utilização de cuidados médicos e o programa de Meditação Transcendental, Medicina Psicossomática 49,: 493507, 1987.

  • Sono profundo

    Uma meta-análise, o procedimento científico apresentado para tirar conclusões definitivas de grandes grupos de pesquisa, demonstrou que a Meditação Transcendental produziu um aumento significante na resistência da pele basal comparada ao descanso com olhos fechados, indicando profundo relaxamento. Descanso profundo e relaxamento também foram indicados por grande diminuição nas taxas respiratórias e níveis de plasma lactato comparados ao descanso normal. Estas mudanças fisiológicas acontecem espontaneamente sem esforço quando a mente experimenta o estado de repouso em alerta ou consciência pura.

    Referências:

    Diferenças fisiológicas entre Meditação Transcendental e repouso, Psicologia Americana 42: 879881, 1987.

  • Realização Pessoal | Auto-atualização

    Auto-atualização refere-se a realizar mais do potencial interno pessoal, expressado em todas as áreas da vida. Uma meta-análise estatística de todos os estudos disponíveis dentre 42 estudos independentes indicou que o efeito da Meditação Transcendental em aumentar a Auto-atualização é notadamente maior que o de outras formas de meditação e relaxamento. Esta análise estatisticamente controlada foi desenhada na pesquisa para a duração e qualidade de tratamento.

    Referência:

    Meditação transcendental, Auto-atualização e saúde psicológica: Uma avaliação conceitual e meta-análise estatística, Jornal de Comportamento Social e Personalidade 6,: 189248, 1991.

  • Aumento da produtividade no trabalho

    Neste estudo sujeitos praticando o programa de Meditação Transcendental demonstraram melhorias significantes no trabalho, comparado a membros de um grupo de controle. Desempenho no trabalho e satisfação no trabalho aumentaram enquanto que o desejo de mudar de trabalho diminuiu. Pessoas em todos os níveis da organização se beneficiaram com a prática do programa de Meditação Transcendental.

    Referência:

    Meditação transcendental e produtividade, Academia de Administração Diário 17 (2): 362368, 1974.

  • Relacionamentos

    Este estudo encontrou melhorias significantes nas relações entre os supervisores e colegas de trabalho depois de uma média de 11 meses de pratica da Meditação Transcendental, em comparação a sujeitos de controle. E enquanto os praticantes de Meditação Transcendental informaram que sentiram menos ansiedade sobre promoção (mostrado por reduzida orientação de escalada), os empregados da mesma categoria perceberam seus colegas Meditantes "crescendo" rapidamente. Pessoas de todos os níveis da organização se beneficiaram da pratica do programa de Meditação Transcendental.

    Referência:

    Meditação Transcendental e produtividade, Jornal de Administração Acadêmica 17 (2): 362368, 1974. 4.

  • Redução do uso de drogas

    Uma meta-análise estatística de 198 resultados de tratamento independentes verificou que a Meditação Transcendental produziu uma redução significativamente maior em tabaco, álcool, e uso de drogas ilícitas que quaisquer tratamentos de abuso de substância normalmente utilizados (incluindo aconselhamento, tratamentos farmacológicos, treinos de relaxamento e programas de passo a passo) ou programas de prevenção (como programas para controle de pressão e promoção do desenvolvimento pessoal). Esta meta-análise controlada pela força do desenho de estudo incluiu tanto usuários pesados como os casuais. Considerando que os efeitos de programas convencionais diminuem tipicamente após 3 meses, os efeitos da Meditação Transcendental em abstinência total de tabaco, álcool, e drogas ilícitas variou de 51% a 89% em torno de um período de 18 a 22 meses.

    Referências:

    Tratando e prevenindo álcool, nicotina, e abuso de droga através da Meditação Transcendental: Uma revisão e meta-análise estatística, Tratamento Trimestral do Alcoolismo 11: 13-87, 1994.

    Efetividade do programa de Meditação Transcendental na prevenção e tratamento de substância abusa: Uma revisão, Jornal Internacional dos Vícios 26,: 293-325, 1991.

  • Auto-conceito

    Um mês após o início da prática da Meditação Transcendental, sujeitos experimentaram um aumento em seu autoconceito em comparação a antes de aprender a técnica. Os praticantes de Meditação Transcendental desenvolveram um autoconceito mais fortemente definido e também vieram a perceber o seu ego atual significativamente mais próximo de seu ego ideal. Nenhuma mudança semelhante foi observada nos sujeitos de controle.

    Referências:

    Efeitos de Meditação Transcendental em índices de auto-identidade e personalidade, Diário Britânico de Psicologia 73: 5768, 1982.

    Pesquisa psicológica nos efeitos da técnica de Meditação Transcendental em vários índices de personalidade, Gedrag: Voor de Tijdschrift Psychologie (Comportamento: Jornal de Psicologia) 4: 206218, 1976

  • Redução de conflitos

    Este estudo demonstra que o grupo praticando Meditação Transcendental e o programa de MT-Sidhi melhorou a qualidade de vida em Israel quando mensurada por melhoria em um índice que inclui taxa de crime, acidentes de tráfego, tiros e o número de mortes na guerra no Líbano, e por aumentos no mercado de valores nacional e melhorias no temperamento nacional. O quadro acima demonstra a forte correspondência entre o número de praticantes de Meditação Transcendental e do programa MT-Sidhi do grupo de Jerusalém e um índice composto de todas as variáveis acima.

    Referência:

    Projeto de paz internacional no Oriente Médio: Efeitos da Tecnologia de Maharishi do Campo Unificado, Jornal da Resolução do Conflito 32: 776812, 1988.

  • Melhoria na qualidade de vida

    Um estudo prospectivo foi realizado para avaliar os efeitos de um grupo praticando a Meditação Transcendental e MT-Sidhi na qualidade de vida em Rhode Island. O número de praticantes do programa de MT-Sidhi era suficiente para criar o Efeito Maharishi para o todo o estado. Uma análise de tempo em série foi executada em um índice mensal que avaliou a qualidade de vida em Rhode Island em comparação a uma cidade demograficamente semelhante de controle. Durante o período experimental, um índice global das seguintes variáveis diminuiu: crime, fatalidades em veículos a motor, acidentes de auto, mortes, consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro, desemprego e poluição. Na figura acima as elevações ilustram melhorias nos índices de todas as variáveis consideradas.

    Referência:

    Meditação transcendental e produtividade, Academia de Administração Diário 17 (2): 362368, 1974.

  • Redução da criminalidade

    Os resultados demonstram que 24 cidades nas quais 1% da população tinha sido instruída no programa de Meditação Transcendental no ano de 1972, apresentou taxas de crime diminuídas durante o próximo ano (1973) e diminuição nas tendências de taxa de crime durante os anos subseqüentes (1972 a 1977) em comparação a (1967-1972), em contraste com cidades de controle compatíveis em termos de região geográfica, população, população de faculdade e taxa de crime.

    Referência:

    O programa de Meditação Transcendental e a mudança na taxa de crimes em uma amostra de quarenta e oito cidades, Jornal de Crime e Justiça 4: 2545, 1981.

  • Redução de fatalidades

    Dois estudos utilizando a análise de avaliação tempo-série encontraram uma redução significativa em fatalidades semanais devido a acidentes com veículo a motor, homicídios e suicídios nos Estados Unidos (1982-1985) e Canadá (1983-1985) quando o tamanho dos grupos que praticava a Meditação Transcendental e o programa MT-Sidhi na Universidade Internacional Maharishi em Fairfield - Iowa, excedeu a raiz quadrada de um por cento da população norte-americana, ou da população norte-americana e canadense juntas surtiram um efeito percebido no Canadá. Durante os períodos em que o tamanho dos grupos era menor que a raiz quadrada de um por cento das populações norte-americana e canadense, as taxas de fatalidade eram mais altas. O uso da metodologia de série de tempo assegurou que estes efeitos não pudessem estar sendo atingidos devido a variação fortuita, ciclos sazonais, ou tendências em longo prazo nos dois países.

    Referência:

    Teste de uma teoria de campo de consciência e mudança social: Análise de tempo em série de participação no programa de MT-Sidhi e redução de mortes violentas nos Indicadores Sociais Norte Americanos Pesquisa 22: 399418, 1990.

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