Você acaba de ler uma mensagem no grupo da família ou do trabalho que depõe contra o que você fez, ou deixou de fazer. Sentindo o coração disparar e o calor tomar conta das faces, quase sem pensar digita frases em série, grava áudios, trava uma batalha que na maioria das vezes é inexistente… Como resultado, experimenta (e causa) um desgaste energético e emocional enorme. Quase sempre, perde seu tempo precioso.
Ao contrário, se tomasse alguns minutos para reler, avaliar o que o outro quis dizer exatamente, e pensar como e quando responder, tudo seria muito, mas muito diferente, concorda? Você seria veemente e educado ao registrar seu descontentamento, tomaria as rédeas da situação e tudo poderia ser solucionado com maturidade e paz.
Se a atitude de agir com calma e razão mais lhe parece com o comportamento de pessoas que meditam todos os dias e se empenham em praticar o que aprendem na busca do autoconhecimento e do autoaprimoramento, você está quase adivinhando o que exatamente viemos falar aqui. Porém, se você conhece e sabe que a Meditação Transcendental pode ser a maior responsável por essa transformação, agora sim, você acertou no alvo!
Estabilidade emocional
Há muito tempo, sabe-se que a instabilidade emocional está relacionada ao estresse e, hoje, os pesquisadores já são capazes de fornecer uma explicação científica para isso:
O córtex pré-frontal é a parte superior do cérebro, aquela que nos distingue dos animais. Ele fica atrás da testa e é responsável pela nossa racionalidade, razoabilidade, atenção, planejamento, tomadas de decisão, nosso pensamento mais elevado, ou seja, planejamento a longo prazo, controle de impulso, julgamento do que é certo ou errado.
Quando o cérebro está funcionando normalmente, o córtex pré-frontal modula a amígdala cerebral e temos mais estabilidade emocional. A amígdala está localizada na área do sistema límbico, que é a sede das nossas emoções.Ela nos dá a experiência do medo.
E quando estamos sob estresse?
Quando se está diante de uma situação estressante ou considerada ameaçadora, de algum perigo, um grande desafio, é natural que as pessoas sintam medo, às vezes ansiedade, angústia, aflição, dúvida, indecisão, alguma inquietação, porque o sistema nervoso começa a agir para lutar, fugir. É um mecanismo automático, até uma forma de proteção.
É o sistema nervoso simpático atuando, controlado por algumas regiões do cérebro, sobretudo a amígdala, que fica super estimulada, com mais fluxo sanguíneo e assume o comando (enquanto a atividade do córtex pré-frontal é reduzida). As emoções intensas tomam conta e a pessoa torna-se mais impulsiva e reativa. Alguns sintomas da ativação da amígdala são: respiração curta e rápida, boca seca, nó na garganta, palpitação, peso no peito, “bolo” no estômago e sudorese.
.
.
.
.
O spa da mente
A Meditação Transcendental®, como ensinada por Maharishi Mahesh Yogui, tem o efeito oposto ao estresse, e ajuda a restabelecer o equilíbrio na mente e no corpo. Aumenta o fluxo sanguíneo e a atividade do córtex pré-frontal que, por sua vez, modula a amígdala cerebral – agora com menos fluxo sanguíneo, portanto menos estimulada.
Exames de neuroimagens, que medem o fluxo de sangue no cérebro, e também o eletroencefalograma, que pode mensurar a atividade das ondas cerebrais, confirmam que durante a experiência da transcendência, o cérebro se torna mais coerente e ordenado; o corpo entra em um estado de profundo repouso, dissolvendo as tensões mais arraigadas. Isto porque a qualidade desse “repouso em alerta” é muito melhor e mais reparadora do que o repouso no sono comum. A mente se aquietada e os pensamentos se tornam mais harmoniosos.
Quando praticamos a MT®, diminuem as frequências respiratória e cardíaca, assim como os hormônios do estresse e da ansiedade; ao mesmo tempo, aumentam os hormônios que produzem bem-estar e a estabilidade do sistema nervoso autônomo. As partes do cérebro ficam integradas, proporcionando maior coerência entre o lado direito e esquerdo, e a parte da frente e a de trás. Isso permite melhor funcionamento na fisiologia cerebral e, assim, melhor coordenação entre mente e corpo.
É dessa forma que fica mais desenvolvida a habilidade de solucionar problemas e, também, de realizar nossos desejos de forma mais espontânea. Pesquisas científicas comprovam todos esses benefícios.
A MT é o “spa da mente”. O estresse sai e a vida muda.
A prática da Meditação Transcendental fornece as ferramentas para conseguir manter a calma, mesmo em situações difíceis; não se abalar pelas circunstâncias e encontrar rapidamente soluções criativas para os problemas. Com o estresse sob controle, a pessoa sente mais autoconfiança, tende a ter relacionamentos melhores, irradia positividade. Todas as áreas da vida melhoram!
E você? Já meditou hoje?