Como aprender a se amar… meditando

Passamos a vida ouvindo que amar a si mesmo é fundamental tanto para a nossa saúde plena, como para a qualidade das nossas relações e conquistas pessoais e profissionais. Quando este amor próprio falta, ficamos à mercê de sentimentos e emoções que podem sabotar nosso bem-estar, nossa felicidade.

Em geral, quem não aprendeu ou desaprendeu a se amar também tem problemas de autoestima. Amor próprio e autoestima estão intrinsecamente ligados. Se você se ama, você se aceita do jeito que é, com suas qualidades e defeitos, e sua autoestima também estará bem cuidada.

Acontece que muitos de nós têm uma dificuldade enorme de se amar e de se aceitar. Alimentamos pensamentos e palavras negativas sobre nós mesmos, ficamos muito afetados pelo que os outros dizem e pensam sobre nós. A falta de amor próprio também gera insegurança e falta de autoconfiança, o que nos impede de aproveitar os momentos e as pessoas que nos cercam. Quando não nos amamos evitamos conflitos com medo que os outros se zanguem, em vez de nos posicionarmos para mostrar que não gostamos de algo; alimentamos o hábito ruim de comparar nossas vidas com as dos outros e ainda desvalorizamos nossas habilidades e esforços. Que ruim, não é mesmo?

Você se identificou com algum desses sinais? Quer saber o que pode fazer para melhorar sua relação com você mesmo, para se amar mais?

ESTAR EM CONTATO CONSIGO: O PRIMEIRO PASSO

“Em nossa vida diária nossa atenção está sempre focada em alguma coisa, menos em nós mesmos. Desde o momento que despertamos pela manhã, até o momento que adormecemos à noite, estamos numa continuidade de pensamentos e experiências sem nunca ter tempo para apenas estarmos com nosso próprio ser. Portanto, aquele que não conhece o Ser nunca conhecerá a si mesmo”, disse Maharishi, o fundador da técnica da Meditação Transcendental-MT.

O que esse grande mestre quis dizer é: para se conhecer é preciso levar sua atenção para dentro, em vez de levá-la para fora. Ou seja, você só vai melhorar (e se amar mais) – se investir no seu autoconhecimento.


E COMO A MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL-MT PODE ME AJUDAR?

A MT é uma experiência verdadeira de conexão consigo mesmo. A técnica permite que a mente mergulhe profundamente no Ser e não há nada do lado externo que possa desviar sua atenção dessa experiência. Isso significa nenhuma percepção, nenhum pensamento, apenas a consciência pura, seu Eu mais interior.

Estar conectado com o seu Eu todos os dias, de manhã e à noite, aumenta a autoconfiança e a autoaceitação e diminui a autocrítica (algumas das importantes condições para se amar das quais falamos acima, lembra-se?). Como resultado, a pessoa se sente menos vulnerável e tem relacionamentos mais positivos.

A autoconfiança, em especial, cresce de forma espontânea depois de poucas semanas do aprendizado da Meditação Transcendental-MT, pois a prática traz mais criatividade e reduz o estresse. Várias pesquisas científicas confirmam esses resultados.

Se repetirmos regularmente a experiência de sermos nós mesmos através da prática da MT, a mente se habituará a esta experiência mesmo quando estivermos de volta às nossas atividades. Alcançaremos um estado que nunca mais desaparecerá.

Você já pratica Meditação Transcendental?
Conte para nós como você era e como você é, hoje.
E venha participar de nossas atividades na Sede Copacabana!

Ainda não conhece a técnica e mora no Rio de Janeiro?
Que tal vir em uma de nossas palestras introdutórias gratuitas? Confira os horários na nossa agenda de Eventos, aqui mesmo no site, ou nos Eventos da nossa página no Facebook (@MTCopacabana)

Seus comentários serão muito bem-vindos.

Jai Guru Dev!

0 0 votes
Article Rating
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments