Mônica Skacel é pediatra especializada em Neonatologia. Ela também é instrutora da MT Copacabana. Em maio deste ano, Monica foi certificada em Marma Terapia, após um curso intensivo com outros 20 médicos do mundo inteiro na Maharishi European Research University (MERU), na Holanda, com um dos mais renomados especialistas em Medicina Ayurveda da Europa, o naturopata e homeopata Ernest Schrott. Na bagagem, ela trouxe muitos conhecimentos sobre essa terapia preventiva e curativa.
A Marma Terapia consiste em aplicar suaves toques em pontos de energia vital do corpo para liberar bloqueios e tensões e fazer fluir a energia dos órgãos, músculos e tecidos, desintoxicando, relaxando, fortalecendo e proporcionando equilíbrio entre corpo, mente e consciência. É indicada para prevenção e tratamento de várias questões de saúde, como dores lombares, sinusite, cólica, entre outras.
Você deve estar se perguntando: mas há uma relação da Marma com a Meditação Transcendental, para abordarmos esse assunto aqui no nosso blog? “A Marma Terapia faz parte da medicina tradicional indiana e só por isso já tem uma ligação forte com a MT. Nas palavras do próprio Maharishi Mahesh Yogi, fundador do Programa de MT, “os marmas são o painel de controle cósmico do organismo humano. É o ponto de junção entre a mente, o corpo e a consciência”.
O Marma considera 107 pontos que podem ser estimulados pelo terapeuta. O toque nesses pontos é delicado e sutil, estimulando o corpo a produzir substâncias das quais está precisando, como hormônios e neurotransmissores. A sessão é feita com óleos especiais importados, aromatizados de acordo com a necessidade de quem vai receber a terapia. Há mais ou menos 36 tipos de óleo utilizados nos atendimentos. O terapeuta também pode orientar o paciente a fazer autoaplicação em alguns pontos, para estender os benefícios.
.
.
Segundo Mônica, “o tratamento aviva a inteligência que o nosso corpo tem de se curar. É o estímulo da nossa força vital (prana) que serve para liberar energias bloqueadas. A Marma é a forma mais delicada de terapia da Medicina Ayurveda, pois nos seus pontos tocamos a “consciência”. Como disse Maharishi, ‘no Marma a consciência se manifesta em matéria’.”
Ela completa: “É importante ressaltar que essa é uma terapia complementar que não substitui a medicina alopática, ela basicamente usada como prevenção para manter a pessoa equilibrada, saudável. Para termos boa saúde é preciso, antes de mais nada, boas noites de sono, comer de forma equilibrada e praticar meditação. É uma rotina simples e eficaz, mas que requer alguma disciplina”.