Para ser uma pessoa autorrealizada, transcenda!

A autorrealização é um critério psicológico definido pelo renomado psicólogo americano Abraham Maslow em meados do século passado e que, até hoje, é um dos pilares da psicologia humanista. Segundo ele, há uma “pirâmide das necessidades”, comum a todos os seres humanos, que se apoia na satisfação do que é mais básico até chegar a duas escalas mais altas: a autoestima e a autorrealização.

Para comprovar sua tese, Maslow estudou um grupo de pessoas consideradas autorrealizadas – bem-sucedidas na vida pessoal e profissional – e descobriu que elas tinham algo em comum: eram mais capazes de permanecer em contato com elas mesmas, em qualquer situação.

Qualquer semelhança com praticantes de Meditação Transcendental não é mera coincidência, concorda?

A MT tem um efeito claro no crescimento da autorrealização, visto que a transcendência permite estar em contato com o nosso Ser de forma permanente.

E por que a Meditação Transcendental é mais eficaz para a autorrealização do que outras práticas?

Entre os estudos científicos que comprovam os inúmeros benefícios da MT, destaca-se uma meta-análise de todas as pesquisas já realizadas sobre os efeitos de diferentes técnicas de meditação sobre a autorrealização pessoal (42 no total, das quais 18 envolvendo a MT).
.


.
Publicado na década de 90 no Journal of Social Behaviour And Personality, o estudo comprovou que outras técnicas pesquisadas foram pouco eficazes, enquanto a Meditação Transcendental aumentou a autorrealização em cerca de três vezes mais do que os procedimentos de contemplação, concentração ou outras técnicas.

.
O que exatamente a autorrealização pode trazer para uma pessoa?
Como a técnica da MT influencia esses pontos?
.

FORTALECIMENTO DA AUTOIDENTIDADE

Quando investimos no contato permanente com o nosso Ser por meio da MT, temos muito mais chances de agir de acordo com as nossas próprias crenças e nossa motivação (direcionamento interior). Mas, se ao contrário, estivermos sempre focados em aspectos externos, seremos influenciados por circunstâncias de fora ou pelas pessoas com as quais convivemos. A consequência é um excesso de sensibilidade e de preocupação com a opinião dos outros.

Viver no agora (controle do tempo) é um traço das pessoas autorrealizadas. É claro que a MT tem relação direta com a capacidade de nos concentrarmos na experiência atual, sem apego desnecessário a acontecimentos do passado ou a fantasias sobre o futuro. Somos menos afetados por sentimentos de culpa ou arrependimentos, e sabemos que o futuro depende, em grande parte, dos nossos propósitos e atitudes atuais.

Poderosa e transformadora, a autoaceitação é a capacidade de gostar de si mesmo, com as qualidades e as falhas que temos. É uma atitude importante para a autoestima, para a valorização pessoal, e caminho, claro, para a autorrealização. A prática da Meditação Transcendental é um ato de amor próprio e de autocuidado que alimenta a autoaceitação.
.

.
MATURIDADE AFETIVA

As capacidades de estar em sintonia com nossos próprios sentimentos e necessidades (sentimento de reatividade); de sermos nós mesmos (espontaneidade); e de desenvolvermos relacionamentos íntimos com os outros, sem ficarmos presos a expectativas e obrigações (capacidade de contato íntimo) formam o conjunto de traços de uma pessoa autorrealizada com maturidade afetiva, fortalecidos com a prática da MT.

PERSPECTIVA INTEGRADA DE SI E DO MUNDO

A autonomia e a independência são valores intrínsecos típicos de pessoas autorrealizadas, assim como a autoestima. A capacidade de assimilar contradições (sinergia) e ter uma perspectiva construtiva sobre a natureza humana, enxergando a humanidade como genuinamente boa (natureza humana construtiva) completam o quadro das características da autorrealização que podem ser ampliadas pela técnica da Meditação Transcendental.

Você já conquistou ou
quer conquistar a autorrealização?

Vamos transcender juntos?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Simoes Pontes
5 anos atrás

Gostaria muito de conhecer essa técnica, mas sinceramente acredito que algo com essa capacidade de transformação deveria ser acessível a todos, mas o valor é bem alto e inviável para a grande maioria dos Brasileiros, a impressão que fica é que só os ricos tem acesso a autorrealização, é uma pena!