A autorrealização é um critério psicológico definido pelo renomado psicólogo americano Abraham Maslow em meados do século passado e que, até hoje, é um dos pilares da psicologia humanista. Segundo ele, há uma “pirâmide das necessidades”, comum a todos os seres humanos, que se apoia na satisfação do que é mais básico até chegar a duas escalas mais altas: a autoestima e a autorrealização.
Para comprovar sua tese, Maslow estudou um grupo de pessoas consideradas autorrealizadas – bem-sucedidas na vida pessoal e profissional – e descobriu que elas tinham algo em comum: eram mais capazes de permanecer em contato com elas mesmas, em qualquer situação.
Qualquer semelhança com praticantes de Meditação Transcendental não é mera coincidência, concorda?
A MT tem um efeito claro no crescimento da autorrealização, visto que a transcendência permite estar em contato com o nosso Ser de forma permanente.
E por que a Meditação Transcendental é mais eficaz para a autorrealização do que outras práticas?
Entre os estudos científicos que comprovam os inúmeros benefícios da MT, destaca-se uma meta-análise de todas as pesquisas já realizadas sobre os efeitos de diferentes técnicas de meditação sobre a autorrealização pessoal (42 no total, das quais 18 envolvendo a MT).
.
.
Publicado na década de 90 no Journal of Social Behaviour And Personality, o estudo comprovou que outras técnicas pesquisadas foram pouco eficazes, enquanto a Meditação Transcendental aumentou a autorrealização em cerca de três vezes mais do que os procedimentos de contemplação, concentração ou outras técnicas.
.
O que exatamente a autorrealização pode trazer para uma pessoa?
Como a técnica da MT influencia esses pontos?
.
FORTALECIMENTO DA AUTOIDENTIDADE
Quando investimos no contato permanente com o nosso Ser por meio da MT, temos muito mais chances de agir de acordo com as nossas próprias crenças e nossa motivação (direcionamento interior). Mas, se ao contrário, estivermos sempre focados em aspectos externos, seremos influenciados por circunstâncias de fora ou pelas pessoas com as quais convivemos. A consequência é um excesso de sensibilidade e de preocupação com a opinião dos outros.
Viver no agora (controle do tempo) é um traço das pessoas autorrealizadas. É claro que a MT tem relação direta com a capacidade de nos concentrarmos na experiência atual, sem apego desnecessário a acontecimentos do passado ou a fantasias sobre o futuro. Somos menos afetados por sentimentos de culpa ou arrependimentos, e sabemos que o futuro depende, em grande parte, dos nossos propósitos e atitudes atuais.
Poderosa e transformadora, a autoaceitação é a capacidade de gostar de si mesmo, com as qualidades e as falhas que temos. É uma atitude importante para a autoestima, para a valorização pessoal, e caminho, claro, para a autorrealização. A prática da Meditação Transcendental é um ato de amor próprio e de autocuidado que alimenta a autoaceitação.
.
.
MATURIDADE AFETIVA
As capacidades de estar em sintonia com nossos próprios sentimentos e necessidades (sentimento de reatividade); de sermos nós mesmos (espontaneidade); e de desenvolvermos relacionamentos íntimos com os outros, sem ficarmos presos a expectativas e obrigações (capacidade de contato íntimo) formam o conjunto de traços de uma pessoa autorrealizada com maturidade afetiva, fortalecidos com a prática da MT.
PERSPECTIVA INTEGRADA DE SI E DO MUNDO
A autonomia e a independência são valores intrínsecos típicos de pessoas autorrealizadas, assim como a autoestima. A capacidade de assimilar contradições (sinergia) e ter uma perspectiva construtiva sobre a natureza humana, enxergando a humanidade como genuinamente boa (natureza humana construtiva) completam o quadro das características da autorrealização que podem ser ampliadas pela técnica da Meditação Transcendental.
Você já conquistou ou
quer conquistar a autorrealização?
Vamos transcender juntos?
Gostaria muito de conhecer essa técnica, mas sinceramente acredito que algo com essa capacidade de transformação deveria ser acessível a todos, mas o valor é bem alto e inviável para a grande maioria dos Brasileiros, a impressão que fica é que só os ricos tem acesso a autorrealização, é uma pena!
Olá Marcelo, tudo bem?
Temos o maior prazer em prestar esse esclarecimento, porque a maioria das pessoas desconhece mesmo o trabalho da Meditação Transcendental.
Nós somos uma associação sem fins lucrativos. Grande parte do valor do curso regular vai para um fundo que mantém vários projetos sociais em andamento realizados no Rio de Janeiro, no Brasil e ao redor do mundo com toda transparência, em parceria com o Instituto David Lynch. O objetivo é que aqueles que não podem pagar, nem mesmo um valor parcial, tenham a oportunidade de aprender a técnica.
No Brasil, das 160.000 pessoas que já aprenderam a Meditação Transcendental gratuitamente, mais da metade, ou seja, mais de 100.000 começaram a meditar em nossos projetos sociais. Aqui no Rio, por exemplo, a MT está presente no Instituto Reação, do Flávio Canto, Rocinha; no Cefet, uma escola federal com 4.000 alunos; e numa universidade, o IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro. Também levarmos a MT para escolas públicas, para a Polícia Militar etc, e já ensinamos aos jovens do Galpão Aplauso.
O valor cobrado pelos cursos regulares também é usado, claro, para os gastos comuns de qualquer curso: local, luz, limpeza etc. Ainda assim, temos uma pequena cota de bolsas parciais de forma a atender às necessidades dos que desejam aprender e não podem arcar com o valor total. Se este for o seu caso, que o impedimento financeiro não seja obstáculo para que faça o curso. A Beth Siqueira, a diretora da Sede, o convida para vir assistir à nossa palestra introdutória, o primeiro passo nessa caminhada. Descontos ou parcelamentos são tratados sempre depois da palestra.
Vale ressaltar que o curso de Meditação Transcendental é ministrado por professores credenciados pela Associação Internacional de Meditação (SIM), consiste em 7 (sete) etapas e é realizado normalmente em 5 (cinco) dias consecutivos com aulas teóricas e práticas, sendo que a instrução na técnica é feita individualmente e as demais aulas são ministradas em grupo.
Após o aprendizado da técnica, os alunos já estão aptos a continuarem a prática por conta própria e contam com um Programa de Acompanhamento por 6 (seis) meses, com aulas presenciais e online, além de acompanhamento vitalício em qualquer uma das nossas sedes de MT no mundo.
Aqui está um vídeo em que a Beth explica tudo o que disse acima. Caso queira assistir: https://bit.ly/2ntZznh
O propósito de Maharishi sempre foi eliminar o sofrimento e trazer felicidade , trazer o Céu na Terra. Seguimos esse propósito.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
Jai Guru Dev!