Um período atribulado da vida, uma grande perda, uma crise financeira, excesso de trabalho… Poderíamos listar aqui uma série de motivos que atrapalham o que havíamos estabelecido como rotina para nós mesmos. Sempre teremos mais coisas para dificultar do que para facilitar nossas ações de autocuidado. Aceitar esse fato já é meio caminho andado para não desistir do que nos é mais caro, quando a vida aperta.
Meditar é um dos nossos objetivos que mais podem ser afetados por nossas fases mais complicadas. Acontece que, sem meditar, além do cansaço proveniente dos problemas a mais para resolver, começamos a sentir tudo o que sentíamos antes de nos tornarmos meditantes. Temos vários relatos de alunos da MT Copacabana que interromperam a prática e se arrependeram depois. Seria ilusão achar que isso não acontece, não é mesmo?
O que fazer, então, para manter a rotina da Meditação Transcendental em momentos difíceis?
Ou retomar, após um tempo longe dela?
Das muitas vantagens da MT, poder ser praticada em qualquer lugar ajuda muito. Para quem está com a agenda mais do que lotada, é só encontrar um lugar para sentar e fechar os olhos. Para outras pessoas, pelo contrário, a retomada da meditação pode requerer um local mais reservado, com mais privacidade.
Quando nos afastamos da MT por algum motivo, também é comum precisarmos de uns minutos a mais praticando o pranayama antes de começar com o mantra. Invista nesses poucos minutos. Eles não vão te roubar, por exemplo, do monte de tarefas que precisa fazer. Eles vão te tornar mais produtivos ainda!
Teve sonolência durante a meditação? Se estiver em casa, deite-se e durma um pouco. Seja compassivo com você mesmo. Essa é a mais importante das dicas de hoje. Perdoe-se por não estar praticando como gostaria, por não ter conseguido meditar numa noite, e comemore a meditação da manhã! Agradeça o tempo investido em você mesmo. Assim será bem mais fácil e suave recomeçar a rotina eficaz e maravilhosa da MT.
Por último, vamos dizer com todo carinho o que você e todos nós já sabemos: tudo passa. Esperar sem brigar com os fatos é sinal de sabedoria.
Conte pra gente: você já conseguiu passar por uma fase difícil sem interromper sua prática de Meditação Transcendental?
Tem alguma dica para dividir com os colegas de MT?