A arquiteta védica Berenice Brendler explica alguns dos princípios que regem a construção de casas que nutrem a saúde e a harmonia familiar, a paz e a prosperidade
Restaurado integralmente por Maharishi Mahesh Yogi, o conhecimento milenar da arquitetura védica – chamada Arquitetura Vastu Maharishi ou Sthapatya Veda Maharishi – orienta a construção de casas, edifícios e comunidades de forma que sejam locais auspiciosos para a conexão da inteligência individual à Inteligência Cósmica. São princípios de harmonização de uma ciência eterna baseada na Lei Natural.
Conversamos com a arquiteta Berenice Brendler, que tem Pós-Graduação na área pela Maharishi European Research University (MERU) e, desde 2001, presta consultorias para aqueles que se interessam em morar nas “Casas Criadoras-de-Fortuna”, como também são conhecidas. Berê, para os amigos, pratica Meditação Transcendental-MT desde 1995 e, há 21 anos, é Sidha (técnica avançada complementar à prática regular da MT).
Em linhas gerais, como é o seu trabalho como arquiteta Vastu Maharishi?
Em primeito lugar, é bom destacar que não corrigimos uma construção existente. Um projeto arquitetônico Sthapatya Veda Maharishi deve começar a partir da escolha do terreno correto, que exige alguns requisitos fundamentais para o melhor resultado da construção. A partir daí, o projeto é desenvolvido. Os materiais para a obra devem ser naturais e atóxicos e, de preferência, a casa deve ser projetada para fazer uso de energia sustentável.
Além do posicionamento da construção no terreno, os princípios desta arquitetura envolvem ainda a posição dos cômodos na casa para melhor otimização de suas funções e atividades e as proporções de cada espaço, tudo isso para garantir que o lugar tenha apenas influências nutridoras sobre seus ocupantes.
O conhecimento védico aplicado leva em conta os elementos da natureza como as diferentes energias do Sol durante as horas do dia, do nascer ao poente, e as estações do ano. As primeiras horas do nascimento do Sol são um fator muito importante.
Por que, para a Sthapatya Veda, as moradias voltadas para o Leste favorecem a boa sorte e são ditas como auspiciosas, mas aquelas voltadas para o Sul são desfavoráveis, relacionadas a doenças, desarmonia, perda de saúde, de dinheiro?
O Leste é onde o Sol nasce, por isso é uma direção que nutre. Das oito direções possíveis (quatro cardeais e quatro diagonais) apenas duas – Leste e Norte – produzem influências totalmente auspiciosas. O Sul não é bom, principalmente, para a entrada da casa ou do edifício. É essencial que o acesso principal de uma construção Sthapatya Veda Maharishi esteja posicionado para o Norte ou para o Leste.
Mas para dormir, por exemplo, a melhor direção para nosso travesseiro é o Sul ou Leste, nunca para o Norte. A cozinha deve estar no Sudeste para facilitar a digestão, assim como o lugar onde recebemos as visitas, para um convívio social harmonioso. A melhor posição da casa para meditar deve estar no Nordeste e assim por diante. É possível ter alguma flexibilidade no posicionamento dos cômodos, mas sempre pensamos no ideal.
…….
…….
Os estudos são feitos com bússola?
Não usamos bússola, pois cada lugar do planeta tem uma declinação magnética em relação ao Norte Verdadeiro. Se você quer verificar em qual direção está a entrada da sua casa, por exemplo, a melhor forma é usar o Google Maps, que indica o Norte de Quadra que é muito próximo do Norte Verdadeiro (indicação vermelha da agulha da bússola do Google Maps que aparece no canto direito da imagem). O Norte Verdadeiro é a referência usada no Sthapatya Veda Maharishi.
…….
…….
Em quais lugares, no Brasil, há “Casas Criadoras-de-Fortuna” projetadas por você?
A primeira casa desenvolvida fica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, 100% Sthapatya Veda Maharishi, assim como uma construída no Recife-PE (foto 1 acima). Há um projeto em andamento em São Paulo, outro em Curitiba. Já desenvolvi projeto para Moçambbique e também prestei consultoria na Espanha, e sou muito procurada para analisar terrenos. Como em qualquer projeto e construção de uma edificação, há várias etapas a serem cumpridas, por exemplo, todos os trâmites legais de aprovação até o habite-se para a conclusão da obra. São todas etapas necessárias para o amadurecimento de todos os envolvidos neste conhecimento tão especial.
Quais os retornos que você teve de clientes Sthapatya Veda Maharishi?
Todos sentem um conforto que vai além daquele que conhecemos, não só por terem um bom lugar para morar. Os relatos são de mais criatividade e desejo de passar mais tempo dentro de casa. As pessoas se sentem abraçadas. Um aconchego inigualável: essa é a melhor definição.
Há pesquisas que comprovam os benefícios da arquitetura védica?
Sim, há várias pesquisas realizadas pela MERU, entre elas um estudo de 2017 realizado pelo Prof. Sanford Nidich apontando que 89% dos ocupantes das casas e comunidades Vastu Maharishi atribuem a melhoria na qualidade de vida ao fato de morarem em locais projetados segundo a arquitetura védica.
…….
…….
As moradias Sthapatya Veda Maharishi otimizam o funcionamento cerebral? Qual a relação dessas construções com a transcendência e a consciência?
O Maharaja Adhiraj Rajaraam, sucessor de Maharishi e líder do movimento da Meditação Transcendental-MT no mundo, descobriu numa pesquisa realizada pela MERU que as sinapses são mais rápidas quando olhamos para o Leste. O cérebro passa a funcionar sem esforço, você não perde energia quando está estudando ou trabalhando porque está posicionado de uma forma na casa que facilita o funcionamento da sua fisiologia como um todo. É uma questão de alinhamento com o Cosmo, de receber o máximo de benefícios das influências cósmicas.
Com relação à transcendência, nossa fisiologia tem a capacidade de se conectar com a fonte do pensamento, com o conhecimento total. E uma casa Vastu tem essa mesma capacidade de conexão com a Consciência Pura que é a fonte de todas as coisas, o Campo Unificado para os físicos.
Usamos muito uma frase de Maharishi que diz: “Porque a vida individual é cósmica, tudo na vida individual deve estar em plena harmonia com a Vida Cósmica. A Arquitetura Védica Maharishi dá dimensões, fórmulas, e orientações para os edifícios que irão fornecer harmonia cósmica e apoio ao indivíduo para a sua paz, prosperidade e boa saúde — a vida diária de acordo com a Lei Natural, a vida cotidiana no sentido evolutivo”.
Quer conhecer mais ?
VISITE:
Site oficial (português)
Canal Vastu Architecture (inglês)
Amei a explicação!! Muito elucidativa e harmoniosa!
Que bom, Elenice, que conseguimos essa clareza e que o texto te agradou! Gratidão pelo seu comentário.
Parabéns, Berê, por essa competência e comprometimento, em todas as suas realizações!
Amei a matéria. Muito esclarecedora!
Gratidão, Anaciete, pelas bonitas palavras. Também gostamos muito da Berê e admiramos o trabalho dela.